SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAGUATINGA FAZ BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2019

17/10/2019 00:00h SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAGUATINGA FAZ BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, e o Centro de Direitos Humanos de Taguatinga – CDHT vem trabalhando em parceria no sentido de buscar e promover o desenvolvimento das comunidades rurais e dos bairros periféricos de nossa cidade. Foi feito um diagnóstico da realidade sócio econômica destas comunidades e a partir do resultado do levantamento foi elaborado um projeto de intervenção com o objetivo de transformar a realidade destas famílias. Realidade esta, que retrata a falta de trabalho e de oportunidade de gerar renda para a população mais carente. Cientes destas necessidades, e considerando os anseios da população buscou se parcerias com o Ruraltins, enfrentando desafios enormes, conseguiu se levantar a autoestima dos pequenos agricultores, chacareiros e empreendedores urbanos com o projeto de reestruturação da feira da agricultura familiar e feira no bairro Setor Norte. No sentido de melhorar o atendimento subsidiar melhor o trabalho da equipe técnica e das demandas gerais da Secretaria foi adquirido um veículo com recursos próprios. A Secretaria também é parceira na execução do PAA Programa de Aquisição de Alimentos e para dar suporte e melhor atender tanto os agricultores que vendem parte de sua produção para o programa, como as entidades e órgãos beneficiários, foi adquirido um caminhão frigorífico e uma câmara fria para garantir o fluxo de entrega dos produtos bom como a qualidade dos mesmos.

As feiras e os feirantes
A FEIRA SABOR DO CAMPO foi revitalizada por uma decisão do coletivo das associações de pequenos produtores e de moradores em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, RURALTINS e CDHT.É um espaço de inclusão produtiva, geração de renda e integração. É também um espaço de fortalecimento da agricultura familiar e da economia popular e solidária, acontece todo sábado. Quem aprecia produtos fresquinhos e saudáveis tem um precioso lugar para adquirir estes produtos.
A FEIRA DO SETOR NORTE também está dando muito certo com uma variedade bolos, doces, comidas típicas, artesanatos, parquinho para crianças, e já faz parte da agenda da família taguatinguense na sexta à noite. Este projeto teve como parceria fundamental a Secretaria Municipal de Administração, por meio de sua secretária a senhora Laís Cristina. “Vale dizer mais uma vez: Isto é CUIDAR DO POVO”.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da família.
O CRAS de Taguatinga realiza ações rotineiras do PAIF que inclui,atendimentos para avaliação social, visitas domiciliares, encaminhamentos de usuários para acesso a benefícios sócio assistenciais como BPC, Cestas básica, auxilio funeral, auxílio natalidade. Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos SCFV com oficinas de dança, rodas de capoeira para adolescentes e idosos e futebol. O CRAS também realizou ao longo deste ano diversas atividades para integração dos usuários, dentre estas tivemos festa em comemoração ao dia das mães, festa junina, palestra e blitz educativa para conscientização sobre prevenção ao uso de drogas, palestra sobre prevenção ao suicídio.Mesmo com uma equipe reduzida e enfrentando vários desafios estruturais, o CRAS alcançou uma média de cem atendimentos mensais, e chega ao longo destes quase dez meses de trabalho no ano de dois mil e dezenove a uma marca de quase mil atendimentos.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que atende famílias em situação de extrema pobreza identificadas no Cadastro único para programas sociais do Governo Federal. Atualmente o município de Taguatinga tem 2.171 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Uma cobertura de 102% em relação à estimativa das famílias pobres do município
O município já alcançou a meta de atendimento do programa. O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários.
O governo avalia o desempenho dos municípios quanto ao atendimento do cadastro e o acompanhamento das condicionalidades do programa. Nesses requisitos o município se coloca acima da média nacional, em todas as avaliações.

ACOMPANHAMENTO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
NACIONAL 83,14%
MUNICÍPIO 85,56

ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE EDUCAÇÃO
NACIONAL 89,80%
MUNICÍPIO 91,02%

ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE
NACIONAL 75,55%
MUNICÍPIO 82,48%

FATOR DE OPERAÇÃO
NACIONAL 82,90%
MUNICÍPIO 86,15%

Para o bom andamento dos atendimentos ao público do cadastro único e bolsa família a gestão adquiriu com recursos do IGD- PBF, 2 computadores, 2 notebooks, 3 aparelhos celulares que servem como leitores QR CODE onde os usuários precisarão gerar um código de autenticação via celular ou tablet para autenticação em duas etapas que torna mais seguro o acesso ao Sistema de Cadastro Único diminuindo o risco de fraudes por hackers e quadrilhas especializadas, conforme o informe Nº 612 de 21 de junho de 2018.

ASCOM – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

GOVERNO DE TAGUATINGA
ADMINISTRANDO COM RESPONSABILIDADE

Deixe seu comentário:

Acesse o seu e-mail através do Webmail